Dra. Ana Maria Ferreira de Souza
(Médica especialista em Pediatria, Homeopatia e Musicoterapia)
Todos os seres humanos possuem dentro de si uma essência divina. Deus, o supremo criador de tudo que existe no mundo doou de Si mesmo, no princípio de tudo, à Sua suprema criação: “O ser humano” a Sua própria essência tornando este ser denominado por Ele mesmo de: “a coroa de toda a Sua obra” semelhante a Ele mesmo. (Gênesis 1:26-27)
Ao longo dos séculos muitos estudos têm sido desenvolvidos acerca desta essência divina e pesquisadores de várias áreas do conhecimento fornecem-lhe denominações diversas tornando-a conhecida como ferramenta disponibilizada ao ser humano por Deus para resgatar a sua saúde física, mental e espiritual.
No decorrer de sua vida o ser humano pode adoecer inúmeras vezes e se ele souber manejar bem esta dádiva: “a essência divina”, ele poderá resgatar a sua saúde ou até mesmo prevenir o adoecimento através dela.
Esta dádiva do nosso Deus ao ser humano denominada de “essência divina” pode ser chamada na Medicina mais especificamente estudada na especialidade da Homeopatia como: “Energia ou Força Vital”.(Hahnemann, 1984, p. 4-5)
A força ou Energia Vital segundo Hahnemann é uma energia imaterial que harmoniza todo o organismo humano propiciando-lhe perfeita saúde para que este alcance os mais altos fins da existência.(ibid, p. 4-5)
O medicamento homeopático quando bem administrado restabelece a saúde do indivíduo por possuir através de um processo de dinamização uma energia semelhante à energia vital específica de cada indivíduo e por este equilíbrio da energia vital do enfermo é que se obtém a sua cura.
“A essência divina também pode ser denominada na Música, mais especificamente estudada na especialidade da Musicoterapia como “Music Child” ou “Iso Gestáltico Nuclear” (Nordoff e Robbins apud Brandalise, 2001, p. 38-45)
O “Iso Gestáltico Nuclear” é o termo utilizado em musicoterapia para descrever o núcleo saudável inato que todo ser humano possui e que quando é acessado, se expande e ultrapassa os limites ocasionados pelo adoecimento.
Quando o paciente toma conhecimento deste “novo self” isto lhe revigora e lhe impulsiona para o restabelecimento de sua saúde.
A musicoterapia é uma psicoterapia em que a linguagem é não verbal, a linguagem é musical. Através da propiciação do autoconhecimento que é adquirido durante as sessões de tratamento musicoterapêutico o ser humano se apropria de seu grande poder de transformação doado pelo nosso Deus através de sua essência divina e descobre o quão valioso ele é.
Esta descoberta evita que a carga de seus males físicos, psicológicos e espirituais o impeça de crescer e de se desenvolver. Portanto esta descoberta o torna apto a desfrutar de seu potencial inato doado pelo nosso criador Supremo: a essência divina para resgatar a sua saúde física, mental e espiritual.
Segundo Brusica (Bruscia, 2000, p.146-147) a música é uma forma de energia universal, descrita em três vertentes: 1° O próprio universo, assim como a música, são vibrações padronizadas; 2° As partes do universo estão relacionadas e cada macrocosmo contém e é contido em um microcosmo; 3° Em função de a música ser manifestação da ordem, equilíbrio e harmonia do universo, ela tem o potencial de restaurar essas qualidades em qualquer parte do universo que se torne desordenada, desequilibrada ou desarmoniosa através da doença. Portanto, a música e seus componentes estruturais básicos (sons e vibrações) são inerentemente curativos para todas as coisas vivas.
Comentários